top of page

adryanadryana ribeoro

             ADRYANA RIBEIRO
            Adryana Ribeiro cantora brasileira, paulistana do Bairro do Jaçanã, foi descoberta aos 20 anos cantando na noite de São Paulo,pelo estilista Clodovil Hernandes, que encantado com seu timbre diferenciado, a levou em seu programa na extinta Rede Manchete e a apresentou como uma nova Estrela.
           Em 1995 é contratada pela gravadora  Sony Music sendo apadrinhada por Martinho Da Vila, e é citada pelo jornalista Sergio Cabral,que escreve seu primeiro release, como " a nova revelação do samba".
        O primeiro álbum, produzido por Jorge Cardoso e Chico Roque, traz Pedra Falsa como primeiro single e conta com participações primordiais na cena do samba tradicional como o padrinho Martinho da Vila com o samba Faz Carinho que é Bom, os ícones de São Paulo,  Demônios da Garôa com a faixa "Estação São Paulo" composta especialmente para a trilha da novela A próxima Vítima da Globo, o grande Violonista Rafael Rabello na regravação do clássico de Djavan Flor De Liz, até o fenômeno
Luiz Carlos da Banda Raça Negra com o hit "Sempre Sou Eu"  o dueto rendeu a cantora primeiro lugar nas rádios,por meses.
               Em 1997 lança o segundo álbum "Em busca do Sol" música do padrinho Martinho da Vila, produzida por Hildo Hora. No disco Adryana regrava Brincadeira Tem Hora, de Zeca Pagodinho e Beto sem Braço, e estoura nas rádios com o single "E Agora?"
              Em 1999 a convite de Marcos Maynard presidente da Abril Music, monta o grupo Adryana & A Rapaziada com produção de Arnaldo Saccomanni, invade as radios do Brasil, com os hits, Só Faltava Você, Tudo Passa, Fim de Noite.
              O grupo formado por Adryana mais 4 rappers,
Dado, Binho, Gelo e Laft, trouxeram um novo conceito de performance nas apresentações, com figurinos e coreografias, aberturas de vozes e sensualidade. Logo conquistaram o Brasil, emplacando sucessos e lotando shows por onde passavam.
Com esse projeto Adryana se consolida como uma das vozes femininas mais importantes do pagode 90.
         O grupo teve duas formações na Rapaziada, os primeiros decidiram fazer carreira solo, no lançamento da música Fim de noite, desistindo do contrato com a Abril Music, que logo elegeu nova A Rapaziada, dando sequência com Darcio, Alysson, Erick e André.
       O projeto do grupo em 2004 por questões contratuais acaba sendo finalizado e em 2005 Adryana retoma sua carreira solo na gravadora Deck Disc convidada por João Augusto que era seu diretor artístico na Abril,  estoura o hit "Saudade Vem", e mais uma vez, alcança o primeiro lugar nas rádios do país.
            Em 2013 mostra seu ecletismo, sendo indicada ao GRAMMY LATINO, na categoria Melhor Album Pop Contemporaneo ao apresentar
" Take It Easy My Brother Jorge" , com releituras da obra do mestre Jorge Ben Jor, concorre com grandes nomes como Seu Jorge, Ed Motta , Skank. Com a direção artística do Manoel Barembein, o álbum surpreende e Adryana cruza o oceano com suas versões de Taj Mahal, Filho Maravilha e País Tropical nas baladas européias.
          A versatilidade no pop não passa despercebida na cena eletrônica de São Paulo e o aclamado Dj Tommy Love a convida para o feat.  "Let’s Go People " que logo alcança o primeiro lugar entre as tracks mais executadas nas baladas, Glsbtqia+ por 4 anos consecutivos, ganhando remixes no México, França e China.
         Sempre inovando, em 2015 a cantora retoma a formação original do Projeto Adryana & A Rapaziada onde concilia com a carreira solo e lança o single "Ex", música de Gaab, com direito a vídeo clip com pique de pagode ostentação. Chama a Rapaziada original  e com as bençãos do produtor Arnaldo Sacomanni, resgatam o grupo.
          Além da carreira como cantora, durante muitos anos atuou na televisão brasileira como jurada especial, tendo trabalhado com grandes apresentadores como Silvio Santos, Raul Gil, Ratinho entre outros.
           Em 2019, iniciou um projeto “O SAMBA VAI AO TEATRO” no Teatro Gazeta com TRIBUTO BETH CARVALHO, homenagem a grande Madrinha do Samba. Com participação especiais, de Leandro Lehart, Almirzinho, Demônios Da Garoa, Eliana de Lima. Adryana recria o pagode da Tamarineira imortalizado por Beth em suas apresentações.
Logo veio o período da pandemia e o Projeto teve que esperar, enquanto isso realizou Lives de muito sucesso,  a primeira, Especial dia Dos Namorados com participação da Rapaziada, Live Coisinha Do Pai, em homenagem ao dia dos Pais , Nas Ondas Do Radio com Participação da Rapaziada e do Grupo Sampa Crew, e a última que foi de aniversário, com repertório do álbum em homenagem ao Jorge Ben Jor.
               Em 2022, participa da sexta edição do reality Power Couple, na Rede Record apresentado por Adriane Galisteu, junto com seu marido Albert Bressan, chegando na Grande Final em terceiro lugar.
         Atualmente segue em turnê com os shows Adryana Ribeiro Pagode 90, Tributo Beth Carvalho, e o Tributo Das 7 Rainhas onde homenageia as 7 maiores cantoras de samba de todos os tempos.          No show Adryana interpreta os maiores sucessos de Jovelina Perola Negra , Clara Nunes , Beth Carvalho, Alcione, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Clementina de Jesus, e conta com uma sutil  homenagem a Elza Soares que nos deixou recentemente.
      Recentemente lançou "Só um querendo"  feat. com o cantor sertanejo Rafael Scan, uma mistura de pagode com piseiro, que vem subindo nas paradas de todo Brasil.

 

bottom of page